Loja Virtual no Elo7

Creme Dental e suas listras

É final de semana, então vamos falar de curiosidades.
Afinal tem dias que a gente acorda com uma curiosidade gigante sobre ... algo comum.


O questionamento de hoje era sobre como as listras do creme dental não se misturam, por mais que a gente não aperte o tubo em ordem. Achei no blog MCU (Mais Crazys do Universo).





Como primeira etapa de envase, um robô coloca tubos vazios em suportes giratórios. Os cremes descem por tubulações separadas: creme verde, creme azul e creme branco. Um sensor acusa a presença do tubo e prepara o bico de enchimento para o envase.
Bicos de enchimento entram nos tubos pelo fundo até alcançarem a região da tampa. Ao subir, cada bico enche o tubo com todas as cores ao mesmo tempo. Depois de cheio, o fundo do tubo é prensado e aquecido. O plástico derrete e forma-se uma espécie de solda.
Na seqüência, informações de lote e data são impressos na área soldada. Nessa fase, rebarbas de plástico são retiradas. podemos perceber que a quantidade de creme branco é bem maior que a de colorido.






Repare também que o desenho do bico de enchimento é mantido após o envase. É preciso um sincronismo de muitos fatores para que as listras saiam perfeitas.





Devido ao estado semi-sólido do creme, viscosidade das bases, falta de espaço para homogeneização e principalmente o equilíbrio da fórmula, uma cor não invade o espaço da outra.










E é isso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual no Elo7